Postado por Empreendedorismo Rosa em: 05/12/2012 às 8:00
Exercer o direito e a vontade de dizer “não” nem sempre é tão fácil,
principalmente para as mulheres. Ao longo da vida, elas foram educadas para
serem boazinhas, cordatas e valorizarem a satisfação alheia antes da sua
própria. Mas o tempo avançou, assim como avançaram as conquistas e seus
direitos. Entretanto se libertar de um comportamento, aprendido e reproduzido
por anos, requer autoconhecimento, firmeza e uma boa autoestima. Várias são as
fantasias ligadas a esse comportamento aparentemente pouco cordato e a forma
como se enfrenta essa situação pode revelar o quanto a mulher caminhou no seu
autoconhecimento e no autorizar-se.
A mulher empreendedora, que a frente do seu negócio precisa muitas vezes
posicionar-se estabelecendo limites e contrariando interesses, deve aprender a
fazer isso sem culpas ou sofrimentos. Precisa lidar com tais sentimentos para
não cair numa armadilha emocional onde, na busca de aprovação ou
reconhecimento, acaba cedendo pela dificuldade de verbalizar tais “nãos”.
Engana-se com a ideia de que necessita do aval do outro e acaba sem se
autorizar, consequentemente, se boicotando.
Muitos são os medos ligados a dificuldade de dizer um “não”, entre eles a
sensação de culpa, o receio de ser vista como uma pessoa má ou arrogante, o
medo da raiva do outro ou ainda a sua própria necessidade de aprovação. Muitos
desses sentimentos podem estar ligados a sua formação e educação, e nem sempre
são facilmente percebidos. Quando se diz um “sim” contra a sua vontade, por
receio de frustrar o outro, esbarra-se com a própria frustração e as
insatisfações que contaminam as relações. Os fantasmas criados, por nós, em
relação a possível reação do outro, muitas vezes engessam nossas ações e
impedem o avanço dos planos e do nosso próprio negócio.
Quais são os medos na hora de dizer um sonoro “não”? Quanto maior for a
consciência sobre si mesma, maior será a capacidade de dizer sim ou não,
dependendo da necessidade. Quando essa escolha está em consonância com seu
desejo, mais facilmente ela será executada. Por outro lado, as consequências
de não conseguir dizer “não” seriam uma possível perda do respeito e a falta de
clareza nos limites interpessoais e profissionais. Podem surgir também
ansiedade, raiva, dificuldade de relacionamentos, além do desgaste físico e
emocional.
Mas seria possível satisfazer todos os lados? Dificilmente, considerando que
cada pessoa pensa, sente e tem interesses diferentes do seu ou da sua empresa.
A mulher à frente do seu empreendimento precisa saber a hora de escutar seu
“feeling” e acreditar no seu potencial. Nem sempre necessita dizer não, mas
quando o diz precisa ter a firmeza para tal, assim como nem sempre precisa da
aprovação do outro para avançar em busca do seu sucesso.
AUTORIZE-SE!!!
Vânia Vidal de
Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de
experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar.
Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Coordenadora de
colunista do Empreendedorismo Rosa.
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